A abertura de uma loja implica em diferentes aspectos e leva muita gente a se perguntar qual a margem de lucro ideal para roupas.
Essa é uma preocupação válida, já que determina se um negócio vai ganhar o suficiente ou acabará “pagando para trabalhar”. Porém, é algo que carece de um planejamento coerente e que considere distintos fatores para ter um número real.
Portanto, se você se encontra nesse cenário, saiba que está com sorte hoje. Afinal, selecionei ótimas dicas e sugestões para fazer seu próprio cálculo. Confira!
Qual a margem de lucro ideal para roupas: 3 formatos de negócio e o lucro
Muitos amigos e amigas já me perguntaram qual produto dá 100% de lucro, mas essa é uma pergunta “traiçoeira”. Digo isso porque não é simples afirmar que tal produto terá essa porcentagem de lucro.
Antes de mais nada – e isso vale para a venda e roupas para revenda – é fundamental considerar elementos como:
- Custo de aquisição das roupas.
- Gastos com frete, envio ou deslocamento para comprar.
- Gastos com possível aluguel.
- Você deve considerar os custos atuais com as plataformas digitais e e-commerce, caso venda online.
- Preço praticado na região.
- É necessário definir o seu salário mensal.
Enfim, são muitas as variáveis que deve relevar na hora de fechar a conta.
Além disso, outra coisa que muitos não consideram é o formato do negócio. Por exemplo, você atua como revenda ou fabrica roupas próprias? Trabalha como lojista em ponto físico ou depende de fornecedores de roupas para sacoleiras?
Portanto, tudo isso pesa na hora de estipular uma margem segura de lucro. “Certo, mas como fazer isso de forma prática e segura?”.
1. Margem padrão para revendedores (as)
Vamos começar pelo método mais tradicional, que é a revenda de roupas. Esse é um dos nichos do mercado da confecção e vendas que mais lucra. Claro, é crucial saber onde comprar, pelo preço certo e ter um processo campeão de vendas.
Nesse sentido, podemos assumir um percentual médio de lucro de aproximadamente 50%. Então, é como você comprar um produto por R$20,00 e precificar a venda de modo que lucre R$10,00 líquidos.
Entretanto, como mencionei acima, você deve colocar todos os custos e gastos na conta antes de precificar. Afinal, você tem que deixar reservado o dinheiro necessário para quitar as contas com o fornecedor.
Inclusive, essa margem positiva de 50% é resultado não apenas de produtos de qualidade e preços baixos, mas também de:
- Cenários em que não há intermediários, funcionários ou terceiras partes envolvidas.
- A revenda consegue acompanhar com mais facilidade as tendências do mercado.
- Existe flexibilidade na hora de alterar a margem de lucro, tudo de acordo com o planejamento comercial.
Sendo assim, a margem de lucro nesse cenário pode ser medida pela alta demanda de produtos. Como resultado, quanto maior a procura por determinado produto, mais flexível é ajustar o preço!
2. Margem de lucro padrão para lojistas
Quem atua como lojista sabe que existem gastos mais consideráveis. Geralmente atua em ponto comercial, contrata ao menos 1 funcionário, além de custos com gerenciamento de estoque e tudo mais.
Dessa forma, a margem de lucro costuma ser menor, já que é primordial quitar tudo para manter o negócio “girando”. Aqui é ainda mais importante saber como achar fornecedores de roupas que entregam maior equilíbrio entre custo e qualidade.
Sendo assim, a margem de lucro na venda de roupas fica entre 35% a 45%. Mas vale ressaltar que é totalmente viável ampliar essa margem. Basta você acompanhar a evolução do negócio, manter o financeiro a rédeas curtas e aprender a negociar.
DICA EXTRA: nesse modelo de negócio é vital criar um planejamento enxuto, pois algumas contas não esperam. Como exemplo temos os fornecedores, aluguel, energia, funcionários, entre outros!
3. Margem ideal de lucro para sacoleiras
Certamente você conhece ou conheceu muitas sacoleiras por aí, correto? As sacoleiras trabalham como revendedoras, mas a margem de lucro é completamente diferente.
Por exemplo, esse tipo de empreendedor (a) costuma fazer negócios com fornecedores que trabalham com preços bem competitivos. Por conta disso, sua margem de lucro é bem maior, podendo chegar até mesmo a 100%.
Em contrapartida, a sacoleira deve ter um controle elevado do gerenciamento do negócio. Além disso, é necessário monitorar de perto as tendências e estar sempre atrás de novos fornecedores.
Tudo para oferecer melhores preços, qualidade e diversidade diferenciada da concorrência.
DICA EXTRA: qual é a margem de lucro de uma loja de roupas virtual?
É bem complicado apontar uma margem de lucro exata nesse cenário. Mas alguns comerciantes conseguem obter lucros que variam de 30% a 40% em média.
“Ah, mas estou pensando em encontrar fornecedores de roupas para loja virtual, pois sei que há um comércio mais receptivo”. Pois bem, a margem de lucro de uma loja virtual pode ser ainda mais volátil. Isso porque a pessoa tem que arcar com:
- Gastos com hospedagem de sites e plataformas.
- Investir em ferramentas gerenciais para controlar o e-commerce.
- Trazer outras ferramentas para otimizar a automatizar o processo de vendas.
- Criar perfis nas redes sociais que exigem certos gastos com divulgação, patrocínio e impulsionamento.
- Custear as ações de marketing para expandir a marca no universo online.
- Contratar profissionais capacitados para criar a identidade visual da marca.
Nesse cenário, estamos falando de valores que variam bastante, já que há milhares de ferramentas e sistemas gerenciais. Isso sem contar a sua disposição para investir o necessário em propaganda.
“Sem problemas, pois já criei as frases para propaganda de roupas femininas que usarei em minha plataforma”. É ótimo que tenha feito isso, de verdade, mas dependendo da concorrência pode não ser suficiente!
Agora que você tem a base de qual a margem de lucro ideal para roupas, é o momento de colocar a cabeça no lugar. É hora de planejar cada passo dessa jornada promissora, mas recheada de desafios e situações que exigem total preparo!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, compartilhe o conteúdo e ajude muita gente que enfrenta essa indecisão também, toda ajuda é bem-vinda nesse momento. Até a próxima!