Apesar de que 99% das pessoas comuns não tenham o capital para usar as marcas de roupas mais caras do mundo, é interessante conhecer mais desse mercado.
Além das curiosidades e extravagâncias, o fato é que essas marcas estão presentes em toda a cadeia global de vestuário. Além disso, a gente nunca sabe o dia de amanhã, vai que dá para comprar aquele vestido Gucci que você sonha, concorda?
Diante disso, fiz uma seleção com as 7 marcas de roupas que representam pequenas fortunas e muito desapego do dinheiro. Confira!
7 marcas de roupas mais caras do mundo
Você não precisa nem esquentar muito a cabeça que logo surgem diversas marcas conhecidas. Talvez você tenha pensado na Gucci, como mencionei há pouco. Ou quem sabe lembrou da icônica Chanel.
Pensando nos valores cobrados, fica difícil imaginar que alguém trabalhe com marcas de roupas importadas, mas tem quem se aventure.
Portanto, é algo que devemos falar a respeito, a fim de desmistificar o tema. A lista a seguir é apenas uma referência. Isso porque cada plataforma responsável pela análise das marcas apresenta um “ranking” diferente do outro.
1. Louis Vuitton
Impossível falar das roupas mais caras e da alta moda sem trazer a Louis Vuitton para a conversa. Fundada em 1854 pelo homem que lhe deu o nome, Louis Vuitton, é uma marca que mora no coração das estrelas e celebridades.
Gosto de dizer que existem marcas caras, marcas com preços exagerados e depois disso vem a Louis Vuitton. Se você não acredita em mim, é porque ainda não acessou o site oficial da marca no Brasil.
Olhando aqui eu encontrei um vestido de couro com decote que custa simplesmente R$70.000,00. É inacreditável pensar em pagar tudo isso num único vestido. Mas é aquela coisa né: “se tem quem vende, é porque tem quem compra”.
Então, se você quer viajar um pouco nesse mundo acessado por poucos, a marca oferece uma plataforma bem completa.
2. Gucci
A marca Gucci é uma das mais conhecidas e mais consolidadas no mercado. Não à toa, a marca existe há 101 anos, tendo seu início lá na Itália, mais especificamente em Florença.
Atualmente, a marca possui “apenas” 280 lojas ao redor do mundo. E olha que estamos falando de uma empresa totalmente privada. Toda essa extensão conferiu o título de marca da alta moda mais rentável do planeta.
A Gucci gerou uma receita de quase 11 bilhões de dólares em 2019, é brincadeira? Além disso, é uma marca que vale nada mais nada menos do que 23 bilhões de dólares.
Atendendo os públicos masculino e feminino, a Gucci também tem forte presença na venda de acessórios, como:
- Bolsas icônicas
- Chinelos
- Rasteiras
- Sandálias
- Óculos
- Sapatos
- Tênis
- Cintos
- Gravatas
Os produtos mais caros da Gucci são suas bolsas. E por falar nisso, há uma versão feita com couro de crocodilo e alça de bambu. A bolsa não sai por menos do que 37 mil dólares. Se convertido para real, temos uma bolsa de R$173.000,00.
Já as roupas, variam bastante, mas há jaquetas sendo vendidas no Brasil por cerca de R$21.000,00.
3. Chanel
Uma das marcas mais caras e que ocupa nossa terceira posição é a Chanel. A marca é responsável por inúmeros produtos em categoria, como:
- Alta costura
- Moda
- Joalheria
- Relojoaria
- Fragrâncias
- Maquiagem
- Linha exclusiva de tratamento dérmico
E assim como as anteriores, estamos falando de produtos que passam da casa dos R$10.000,00 facilmente.
4. Dolce & Gabbana
Relativamente nova, a Dolce & Gabbana foi fundada em 1980. Mas não deixe isso enganar você, pois a marca atingiu o patamar mundial de forma estrondosa. Se antes eles focavam apenas na moda feminina, hoje em dia você encontra de tudo.
Estamos falando de um universo vasto de moda masculina, feminina, acessórios, tênis, óculos, sapatos, roupas sociais, como um terno “simples” de R$30.000,00. Ou quem sabe uma jaqueta bomber de R$25.000,00.
Quem não dispensa conforto ao ficar aconchegante num dia frio, tem um robe de seda estampado “básico” por incríveis R$66.500,00. Pode ter o maior conforto desse mundo, mas não deixa de ser muito dinheiro, não é verdade?
5. Prada
Continuando nossa saga de marcas exorbitantes, chegamos à Prada. A marca que antes vendia apenas itens em couro legítimo italiano, tem se transformado ao longo dos anos.
Atualmente, você encontra tudo em moda masculina, feminina, acessórios, itens de beleza, carteiras, blazers, ternos, mochilas, entre outros. Além disso, a marca tem uma atuação direta em mercados mais descolados, como os sneakers (tênis).
Dessa forma, se a Prada sempre te interessou a ponto de fazer loucura por uma roupa, se prepare. Afinal, falamos de roupas que partem de R$4.500,00 (camisas básicas) e encostam facilmente nos R$50.00,00, como é o caso da jaqueta biker.
6. Versace
Embora as pessoas coloquem a Versace ao lado de marcas como Louis Vuitton, saiba que ela já é mais “acessível”. Se antes eu mencionei que uma camisa básica custava R$4.500,00, na Versace é possível despender R$750,00.
Obviamente a marca detém roupas em alta costura e possui um peso gigante no mercado da moda, mas de maneira contida. Fundada em 1978 por Gianni Versace, se inseriu num mercado já muito concorrido que é o da alta costura.
Infelizmente, a Versace sempre foi marcada por escândalos que a colocavam no holofote de uma maneira negativa. Porém, isso não abalou a marca a ponto de impedir seu crescimento. Veja 4 curiosidades sobre a Versace:
- Antigamente a marca utilizava apenas as supermodelos mais badaladas e seus desfiles não aconteciam sem que isso fosse arranjado.
- Uma característica marcante nas roupas Versace, é a ostentação, com cores que remetem a ouro, além de estampas e correntes exageradas.
- Os designers da Versace sempre apostaram em recortes sensuais e que davam o que falar no universo da moda.
- A ousadia das campanhas publicitárias de antigamente chamavam atenção para uma marca que não tinha medo de ser diferente.
Quer andar com roupa de grife, mas gastar tanto não é seu passatempo preferido? Então, a Versace pode ser uma alternativa até mesmo para lojas de roupas importadas vender para públicos bem segmentados!
7. Armani
A Armani é uma das poucas marcas que pensam de forma abrangente e transparecem isso ao mercado. Se em outras marcas o público-alvo são as pessoas com alto poder aquisitivo, a Armani atua ainda mais estrategicamente.
Isso porque é uma empresa que detém algumas submarcas que conversam com diferentes públicos, tais como:
- Emporio Armani: focada em todos os públicos, mas com uma pegada mais descolada e fashion no sentido jovem da palavra, ainda assim tem um valor mais elevado.
- A/X Armani Exchange: essa submarca da Armani é direcionada a atender uma gama maior de pessoas, pois os preços praticados são “mais em conta”.
Na Exchange você encontra camisetas por R$300,00 e vestidos por R$1.150,00. “Poxa, mas achei que seria bem mais barato do que isso”. Pois é, mas ainda assim estamos falando de grife, e nesse mundo não existe essa de “mais barato”.
DICA EXTRA: já pensou em entrar no mercado das roupas multimarcas para revenda?
Uma forma encontrada por muitas pessoas para vender roupas atreladas às marcas, é trabalhar com roupas multimarcas para revenda.
Esse tipo de comércio deve assumir um direcionamento mais específico e diferente daqueles grandes atacados. A ideia é focar num grupo e trabalhar as estratégias para surtir bons resultados.
Que as roupas de marca têm qualidade ninguém duvida, mas trabalhar com uma revenda desse tipo é impraticável, simples assim.
A alternativa às marcas de roupas mais caras do mundo é revender roupas igualmente boas, com grande aceitabilidade e facilidade de venda. Porém, não deixe de aproveitar para explorar esse mundo desconhecido a muitos, boa sorte!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar como todo mundo que ainda não conhece essas marcas pelo mundo afora. Até a próxima!