Aprender como tirar fotos de roupas para vender é a melhor estratégia para divulgar seus produtos com qualidade, aumentar as vendas e fortalecer a marca.
Uma foto bem enquadrada e que valoriza os detalhes únicos das roupas, contribui para o consumo visual, que é o primeiro contato do consumidor com as roupas. A consequência são muitas vendas e muita procura dos produtos.
Eu resolvi montar um guia completo com dicas incríveis para ajudar você com o melhor mostruário digital para encantar a clientela. Confira!
Como tirar fotos de roupas para vender: 5 passos para acertar na estratégia
1. A estratégia determina os detalhes fotográficos
Esse primeiro passo é fundamental para o sucesso da sua estratégia de divulgação. É nessa etapa que você precisa definir o público que vai consumir seu produto, ou seja, quem será beneficiado com as fotos.
Isso porque não adianta você tirar fotos despojadas, “moderninhas” e descontraídas, se o perfil de cliente não procura esse estilo.
O mesmo vale para composições mais complexas, quando na verdade seu público quer facilidade para compreender a moda que você trabalha.
Caso você não trabalhe essa etapa de planejamento de objetivos, poderá ter o resultado contrário, ou seja, o cliente vê a divulgação, não gosta do que vê, vai embora e pode nunca mais voltar.
Como planejar os estilos das fotos?
Há quem diga que somente fotos de modelos são as mais consumidas, e optar pelo manequim é perda de tempo.
Na realidade, até as fotos mais simples são bem-vindas como araras cheias de peças separadas por cores, com as peças bem arrumadas sobre um balcão ou quem sabe no próprio cabide, quem faz a montagem é você. Aliás, você deve criar um estilo próprio para que quando um cliente veja a foto, já saiba que é da sua loja.
Coloque as roupas nos manequins
Os manequins são grandes facilitadores na hora de tirar fotos de roupas, pois dá a liberdade necessária para você criar looks detalhados, mostrar uma característica que agrega valor à peça e maior agilidade para adiantar as campanhas.
Mesmo que exija um pouco mais de atenção ao ambiente utilizado e, sobretudo, à estratégia comercial, pode ser uma alternativa para tirar fotos de qualidade.
Opte por modelos diversos
A contratação de modelos envolve mais investimento, mas os resultados podem ser melhores. Além disso, fica mais fácil estimular a percepção do público-alvo, que reconhece seus interesses e preferências naquele estilo de foto. Diante do seu planejamento, veja o que melhor se encaixa no orçamento.
Cabide dá certo?
Sim, dá certo, principalmente se você precisa das fotos com certa urgência. Basta ajustar a peça no cabide, escolher um plano de fundo neutro e a foto está pronta. Contudo, a visualização de detalhes e características únicas pode não ser das melhores.
Fotos sobre bancadas ou tapetes
Aposto que você já viu algumas lojas colocando as roupas em um tapete felpudo e tirando belíssimas fotos.
Esse é o estilo preferido no Instagram! Não tem um tapete para utilizar? Não tem problema, pode utilizar as bancadas da própria loja física para esbanjar a beleza das roupas. Para fazer isso com excelência, procure dobrar as peças, de modo que fiquem centralizadas e evidentes.
Inclusive, aqui você pode colocar revistas de moda próximo das peças, o que fortalece o senso de valor na qualidade da sua roupa. 😉
2. Monte cenários perfeitos de acordo com cada coleção
Independentemente se vai escolher o manequim ou a bancada, o cenário precisa seguir à risca as características das roupas e, principalmente, seguir o seu estilo único. Você precisa considerar a luminosidade e os elementos presentes na composição.
Tudo isso ajuda você a mostrar as peças por completo, pois permite trabalhar com ângulos diferenciados. Você já notou como tem muita gente que só tira foto da frente da peça?
Por exemplo, roupas como calças, regatas, blusas, casacos e vestidos, pedem por fotos de todos os ângulos possíveis. Somente assim o cliente conhece as roupas e cria certa “intimidade”, elemento que influencia no desejo de compra.
3. A foto não é igual para todas as roupas
A grande vantagem competitiva nesse concorrido mercado, está justamente em diferenciar o visual que oferece ao cliente. Se você tira foto do mesmo ângulo para todas as peças, saiba que não está explorando suas qualidades ao máximo.
- Calça jeans: o jeans fica melhor apresentado sobre bancadas e dobrado na parte das pernas, de modo a valorizar cores e particularidades, procure tirar várias fotos para apresentar todos os detalhes.
- Blusas: evite tirar fotos “chapadas” da peça aberta por inteiro. Dobre a peça como se fosse de mostruário e mostre as partes mais importantes.
- Blusas estampadas: por já conter muita informação visual, a estratégia é tirar fotos mais sóbrias, sem muitos elementos, deixando a atenção somente para as estampas.
- Vestidos: já para os vestidos, o ideal é colocar em manequins ou em modelos, pois é o caimento do vestido que chama a atenção das clientes.
Sendo assim, identifique as partes mais importantes para seu cliente e tenha certeza de captá-las, já que na maioria dos casos as pessoas nem ao menos têm contato com a peça antes de comprar.
Outra alternativa para ter melhores fotos, é investir em planos de fundo, sabe aquele tecido branco que melhora o controle da iluminação? Então, pode ser uma saída para ter maior foco e “trazer suas roupas à vida”.
4. Cuidado com edição em excesso!
A edição das imagens só é necessária quando a qualidade da imagem não ficou bacana, ou seja, quando você precisa corrigir a luz, um ponto de saturação ou dar mais nitidez.
Digo isso porque hoje em dia, menos é mais e as pessoas estão realmente interessadas nos pontos que diferem suas roupas das demais.
Agora, se for para o Stories do Instagram vale dar uma editada para trazer humor e descontração, combinação que faz a página crescer!
5. A câmera precisa ser boa na medida
É comum querer iniciar o negócio com os melhores equipamentos, nesse caso, a câmera. Claro que quanto melhor a câmera, melhor o resultado das fotos. Porém, você encontra boas opções em câmera mais econômicas que oferecem qualidade.
Por exemplo, com aproximadamente R$1.500,00 você encontra câmeras com 20MP, que é suficiente para bater maravilhosas fotos. Entretanto, se os recursos de investimentos estão escassos, não se preocupe, veja a dica a seguir.
DICA EXTRA: como tirar fotos de roupas pelo celular e manter a qualidade
Já que o grande objetivo da sessão de fotos com novidades e lançamentos é agregar valor à loja virtual, a fim de movimentar as redes sociais da loja, saiba que você também pode tirar fotos através do celular e manter a qualidade.
Aliás, dessa forma é até mais simples realizar postagens diárias nas redes sociais, aumentando o engajamento e as vendas por consequência. Os únicos pontos de atenção quanto às fotos pelo celular são:
- Garanta a qualidade final da foto, avaliando os detalhes, nitidez e a luminosidade.
- Prefira locais com melhor controle de luz.
- Procure não utilizar o recurso de zoom do celular, pois geralmente desfoca e perde qualidade.
- Os celulares novos possuem diversas funcionalidades de câmera, como o tempo de exposição, aproveite-os.
Vamos combinar, não há nada mais atrativo para instigar o impulso de compra do cliente, do que uma foto bem trabalhada de encher os olhos, concorda? Então, agora é colocar tudo em prática e colher os frutos do relacionamento com os clientes.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, aproveite para compartilhar com todo mundo e até a próxima!