O mercado das roupas de marcas é exclusivo e nos leva a crer que não há concorrência, mas ao olhar para os concorrentes da Gucci vemos que não é bem assim.
Na realidade, as marcas estão em constante “briga” para ocupar as primeiras posições como as mais desejadas no mercado. E o resultado dessa competitividade são lucros exorbitantes, roupas caríssimas e muito dinheiro envolvido.
E como a Gucci é uma das principais marcas, basta entender sua concorrência para descobrir quais marcas estão no encalço. Para saber mais basta acompanhar!
5 marcas de roupas que são concorrentes da Gucci
Você já parou e pensou qual a marca mais desejada quando falamos nas marcas de roupas mais caras do mundo? Enquanto alguns associam a Louis Vuitton, Prada e Armani, é a Gucci o destaque num segmento restrito a poucos.
A Gucci foi eleita por 4 anos seguidos como a marca mais desejada no mundo. E olha que estamos falando de roupas de centenas de dólares, quem dirá reais. Para se ter uma ideia, você encontra jaquetas Gucci no Brasil por cerca de R$24.000,00.
E nem estamos falando das roupas exclusivas que ultrapassam 30, 40 e 50 mil reais. Além disso, há também as bolsas e acessórios que representam pequenas fortunas.
Mas é como sempre digo: “se há quem vende, é porque tem sempre alguém que compra”, não é verdade? Agora eu te pergunto: como revender marcas de roupas importadas, quando temos valores dessa “magnitude”?
Enfim, vamos parar de sonhar para conhecer quais concorrentes estão sempre no calcanhar da Gucci!
1. Balenciaga
Confesso que conhecia pouco as roupas da marca Balenciaga. Porém, olhando seus lançamentos, coleções, itens e acessórios, posso dizer que é uma marca relevante e concorrente direta da Gucci.
A renomada grife espanhola tem ocupado os holofotes juntamente com outras marcas de peso, como a Louis Vuitton. Por conta disso, aparece em nosso primeiro lugar de concorrentes.
Assim como suas rivais, é uma marca que comercializa roupas em alta costura e dita as tendências da moda. Não à toa, encontramos peças caríssimas. E como no Brasil tudo é mais caro, as roupas passam facilmente a casa dos 5 mil reais.
E não é necessário pesquisar muito, já que basta pegar um moletom e pagar a bagatela de 12 mil reais. Ou quem sabe comprar uma Parka militar camuflada e despender aproximadamente R$28.500,00.
2. Louis Vuitton
Dentre as marcas mais famosas e desejadas, a Louis Vuitton certamente tem lugar de destaque bem ao lado da Gucci. Com um valor de mercado na casa dos bilhões de dólares, a marca tem um grande diferencial no segmento brasileiro.
Isso porque é uma das poucas que possuem um e-commerce completo e focado no consumidor brasileiro. Claro, isso não suaviza seus preços. Afinal, ainda é necessário ter pelo menos 15 a 20 mil reais para andar com um vestido.
Gostaria de um casaco evasê lindo? Certo, vamos desembolsando R$30.000,00 então. Porque com a Louis Vuitton é assim, sua exclusividade tem aquele preço “camarada”.
3. Chanel
“Nossa, mas sempre achei que a Chanel vendesse apenas perfume, pois só vejo isso na televisão”. De fato, o forte da marca era sua linha de perfumes, mas sempre teve um pé dentro do mercado da alta costura.
A marca fundada há 112 anos, teve um faturamento de pouco mais de 12 bilhões de dólares em 2019. E boa parte dessa lucratividade significativa veio justamente das coleções de moda.
No Brasil, a marca possui lojas espalhadas em Shopping Center de alto padrão. E não poderia ser diferente, já que a segmentação de público é voltada ao alto poder aquisitivo, com roupas custando centenas e centenas de reais.
4. Dolce & Gabbana
Outra marca de muita relevância e associada mais aos perfumes, é a Dolce & Gabbana. Por ser relativamente nova, com sua fundação em 1985, é uma empresa de moda que ocupa um espaço confortável no mercado.
Além disso, não vá esperando encontrar peças sóbrias e que façam sentido, pois a extravagância sobressai aos olhos. Com estampas vivas, repletas de elementos, refletivas em alguns casos e cores acentuadas, existem inúmeras coleções a explorar.
Como curiosidade, uma plataforma online brasileira comercializa roupas Dolce & Gabbana, e gostaria de chamar sua atenção para um vestido. Se trata de um vestido de festa com cristais bordados, e o preço – acredite se quiser – é R$170.000,00.
Sim, você não leu errado, estamos falando de um vestido que custa quase 200 mil reais.
5. Givenchy
Marca francesa fundada há quase um século, a Givenchy fabrica roupas voltadas à moda e às tendências globais. Porém, seu ateliê principal é voltado a atender as demandas da alta costura, que é aquela das passarelas e desfiles.
Se você já ouviu falar no nome da atriz Audrey Hepburn, saiba que ela já representou a marca como musa exclusiva.
E a posição de concorrente da Gucci é justificável. Isso porque a Givenchy foi responsável pelo design e criação do vestido do casamento real entre Meghan Markle e o príncipe Harry.
Uma coisa que pouca gente sabe, é que a Givenchy lançou em 2017 a sua primeira linha infantil. Isso sem contar as “encomendas” de roupas para filhos e filhas das celebridades e estrelas.
Entre altos e baixos, podemos definir a Givenchy como uma marca de presença e personalidade no universo da moda!
4 marcas emergentes que têm mexido com o mundo da moda
Quando se fala em grifes de roupas, sempre nos vem à cabeça os mesmos nomes. Seja com a Armani – que tem focado em públicos diferentes – Prada, Valentino, Saint Laurent, Dior, Versace, que são “figurinhas repetidas”.
Contudo, atualmente tem havido certa transformação nesse mercado inabalável. Na verdade, algumas marcas mais novas e outras com tradição, mas pouca expressão até então, têm conquistado os holofotes.
- Off-White: fundada há pouco mais de 10 anos, a Off-White atende uma fatia de público mais jovem, porém, com roupas e acessórios de luxo, e tem atraído atenção de empresas como Nike e Levi’s.
- Vetements: já a Vetements surgiu em 2014, a partir da junção de 8 partes envolvidas, cada uma com qualidades e experiências únicas, é conhecida mundialmente por quebrar regras e paradigmas da moda.
- Stone Island: avaliada em 1,1 bilhão de dólares, surgiu em 1983 com um conceito de moda de luxo, mas focada em produtos de menor valor e alta qualidade, atendendo públicos diferentes e segmentados.
- Moncler: talvez você não conheça, mas a Moncler existe desde 1952, e seu foco até pouco tempo era exclusivo às roupas esportivas de luxo. Aliás, a Moncler comprou a Stone Island em 2020.
Além de conhecer os concorrentes da Gucci, agora você sabe de outras marcas importantes no mercado. Para quem precisa acompanhar as tendências da moda, a fim de trabalhar com roupas multimarcas para revenda, certamente é um prato cheio.
Espero muito que tenha gostado dessas dicas e não esqueça de compartilhar nas suas redes sociais para que todos se surpreendam com essas marcas incríveis que existem no universo da moda de luxo. Até a próxima!