As roupas da Shein vem originalmente da China. Elas são fabricadas no país e, em alguns casos, distribuídas por depósitos em várias partes do mundo para facilitar a gestão e manutenção da entrega, diminuindo os prazos.
Por conta do valor das peças e do sucesso que tem feito, principalmente depois do início da pandemia, muita gente tem se interessado na possibilidade da revenda, mas já te adianto que isso não é tão simples.
Nesse artigo vou te explicar melhor quem produz as roupas da Shein, porque elas são tão baratas, qual a qualidade delas e se é possível ou não trabalhar com a revenda.
Fica comigo até o final e aproveita!
Quem produz as roupas da Shein?
Segundo matéria da Uol, a Shein é quem fabrica suas próprias peças. A marca diz ter designers próprios que projetam as modelagens das roupas e trabalhadores responsáveis pela fabricação.
Seu foco de fábricas é na China, mas já existem centros de distribuição das peças prontas em outros países para adiantar o processo de transporte das encomendas.
Como as peças são tão baratas?
É muito comum que as pessoas se perguntem por que as roupas da Shein são baratas, afinal elas são feitas do outro lado do mundo e ainda assim conseguem ter um preço mais convidativo do que coisas produzidas nacionalmente.
Confesso que para mim esse é um assunto muito delicado. Apesar de a empresa ter dito que conseguiu achar o equilíbrio perfeito entre baixo custo e um bom salário para os seus colaboradores, a gente sabe muito bem que trabalho com condições precárias são muito comuns nessas partes do mundo.
Grandes marcas do mundo inteiro já utilizaram dessa estratégia de exploração de mão de obra para oferecer ao cliente um preço mais em conta e aumentar suas vendas.
A questão é: Até que ponto a gente está disposto a patrocinar e participar disso?
Eu acho que vale a pena pesquisar mais a fundo sobre o tema antes de comprar qualquer item com a marca.
As roupas da Shein são de boa qualidade?
No geral, podemos dizer que as roupas da Shein são boas dentro do preço cobrado. Não se pode esperar, por exemplo, que uma peça tão em conta tenha a mesma qualidade de uma que custa 10 ou 20 vezes mais, né?
A melhor maneira de acertar na hora de comprar com a empresa é prestar atenção nas avaliações de quem já comprou. Lá você vai conseguir saber sobre o tecido, o tamanho e em alguns casos é possível até ver fotos de clientes usando o produto.
No Youtube existem vídeos de muitos influenciadores que compram com a Shein e que tiveram excelentes resultados e outros que não se deram tão bem assim.
Eu acho que depende muito da peça e ler as avaliações antes de comprar é o melhor jeito de se precaver.
Posso revender roupas da Shein?
Revender roupas da Shein é proibido! O foco do negócio é justamente a venda para uso próprio e qualquer um que faça uso comercial das peças, sem autorização da marca, pode ter a sua conta bloqueada e até receber um belo de um processo.
Sei que por conta do sucesso que a empresa tem feito e pela possibilidade de comprar roupas baratas para revender, a vontade de lucrar com isso é grande, mas seguindo as diretrizes da marca e o caminho legal, isso não é possível.
Além da proibição da venda do produto diretamente, não é permitido reproduzir, alugar, modificar ou criar trabalhos derivados das peças.
Veja abaixo dois trechos que destaquei do site da empresa na parte “Uso dos nossos serviços”:
2.1 Representações
“SHEIN concede a você uma licença limitada […] apenas com a finalidade de comprar itens pessoais vendidos no Site ou Aplicativos e não para qualquer uso comercial ou em nome de terceiros, exceto conforme explicitamente permitidos por nós com antecedência. Qualquer violação deste Acordo resultará na revogação imediata da licença concedida neste parágrafo sem aviso prévio”.
2.2 Limitações de uso
“Exceto conforme permitido no parágrafo acima, você não pode reproduzir, distribuir, exibir, vender, alugar, transmitir, criar trabalhos derivados, traduzir, modificar, fazer engenharia reversa, desmontar, descompilar ou explorar os Serviços ou qualquer parte deles, a menos que expressamente permitido por nós por escrito. Você não pode fazer qualquer uso comercial de qualquer informação fornecida nos Serviços ou fazer qualquer uso dos Serviços para o benefício de outra empresa, a menos que seja explicitamente permitido por nós”.
Como então algumas pessoas vendem produtos dessa marca?
Apesar de ser proibido, muita gente consegue dar um jeitinho para revender Shein. No geral, essas pessoas costumam comprar poucas peças por mês (no máximo 12) para não chamar a atenção e vendem em locais voltados para o comércio de roupas usadas (brechós, Enjoei, Olx, Mercado Livre ou em perfis no Instagram que deixam explícito que a venda é de produtos usados) ou em contato direto e pessoal com os clientes.
Se você reparar, vai perceber que essas pessoas não publicam sobre as roupas nas redes sociais dando destaque de onde elas vem – até porque se isso chega até a marca elas podem ter sérios problemas.
O meu conselho é não tentar burlar essa questão. Por mais tentador que possa parecer, eu acredito que o prejuízo será maior do que as vantagens, mas essa é uma decisão somente sua.
Avalie
Agora que você já sabe de onde vem as roupas da Shein e que não tem como revender, avalie o que vale a pena ou não para a sua situação.
Espero que o artigo tenha te ajudado de alguma forma.
Um abraço e até mais!