Material para montar loja de roupas: O que precisa?

Se você quer abrir um novo negócio e está procurando saber qual tipo de material para montar loja de roupas, saiba que esse é o lugar certo para esclarecer suas questões. 

Aqui eu vou te explicar o passo a passo para você ter uma loja física montada, pronta para abrir as portas. Confira!

Encontre o local perfeito para o seu comércio


Material para montar loja de roupas

Se você chegou até esse ponto de montar as estruturas da sua loja, eu quero acreditar que sua empresa já está formalizada e que você já tem um CNPJ em mãos. Esse é o primeiro passo que te dá diversos benefícios, inclusive o de alugar um imóvel no nome da empresa. 

Nessa hora escolha um lugar que seja de fácil acesso e que possua a estrutura que você está imaginando para a sua loja. Pense se você vai precisar de um estoque e se sim, qual seria o tamanho ideal para ele. 

Faça uma pesquisa dentro da região que você pretende atuar e escolha a que mais se encaixa no seu projeto e no seu bolso. 

Inclusive, antes de começar a pesquisa, já pense sobre o valor que você estará disposto a pagar de aluguel. Na hora de procurar imóveis, você pode usar esse valor como direção e tornar esse desafio um pouco mais tranquilo. 

O que precisa para montar uma loja de roupas?


Se você está pensando em investir nesse setor, provavelmente já se perguntou quanto que gasta e o que comprar de material para montar loja de roupas

Pensando em esclarecer essa sua dúvida, eu trouxe uma lista de tudo que você vai precisar de estruturas para abrir as portas da sua loja. Confira:

  • Balcão de atendimento

Esse é um dos móveis mais importantes dentro de uma loja. Não só porque é bonito ou caro, mas sim porque é de lá que a loja é comandada. Provavelmente é ali que é emitida nota, onde os pagamentos são realizados, onde os produtos são embalados e muitas outras atividades que são realizadas nesse móvel. 

Sendo assim ele precisa ter um bom material que seja resistente e durável. Faça uma pesquisa em marcenarias da sua cidade e observe se não fica mais em conta do que comprar um pronto. 

  • Expositores 

Um outro móvel super importante dentro de uma loja de roupas são os expositores. Existem diversos modelos disponíveis no mercado e você pode optar por algum que esteja dentro do seu orçamento.

Eu te aconselho a comparar bem os preços antes de realizar a compra desses móveis. Se for do seu interesse, procure também expositores usados. Talvez você encontre boas opções. 

  • Manequins

Os manequins possuem presença confirmada em uma loja de roupas. Existem diversas formas de manequim e você compra aquela que mais combina com o seu público e sua mercadoria.

Se você pretende ter alguns expositores não precisa ter vários manequins, mas compre pelo menos um, nem que seja para ajudar na decoração. 

  • Cabide

Não é um móvel, mas é tão importante quanto. Se você quer saber como montar uma loja de roupas, precisa saber que cabides é uma coisa que você precisa investir para não pagar dobrado. Isso mesmo! Comprar cabides de baixa qualidade é um dos erros principiantes de um empreendedor. 

O ideal é que você invista em cabides de qualidade e sempre se preocupando com a durabilidade dessas peças. 

Não esqueça que sua mercadoria será exposta com a ajuda desses cabides. Não adianta ter um produto perfeito e deixar que um cabide proporcione um desconforto ao seu cliente. 

Fora que um cabide quebrado ou torto pode não só rasgar uma peça de roupa, como também machucar quem está manuseando. 

Antes de finalizar a compra, observe se você pegou os cabides certos para todas as suas mercadorias. Existem peças que precisam ser expostas com um cabide que tenha pegador. Pense nelas também!

  • Provador

Um espaço que nunca deve ser esquecido na hora de montar uma loja de roupas é o provador. 

Ele precisa ser impecável e simples na medida certa. Abuse da decoração desses espaços, mas sem adicionar objetos que podem cair, quebrar, manchar roupas… Invista em decorar as paredes com quadros e não esqueça do espelho. 

O provador é geralmente o lugar onde as pessoas tiram fotos para compartilhar em redes sociais ou amigos. Comece sua divulgação e valorização do seu trabalho através desse lugar. 

  • Espaço para sentar

É importante que você lembre de ter um lugar para sentar em sua loja. Normalmente, quando as pessoas vão às lojas de roupas sempre estão acompanhadas de parceiros e amigos e nem sempre essa companhia quer ficar vendo os produtos.

Se você não tiver um lugar confortável para oferecer a essa pessoa enquanto ela espera, tenha certeza que ela vai fazer o possível para tirar seu cliente da loja o mais rápido possível. 

Então se você quer que seu cliente se sinta confortável em comprar suas roupas e demorar o tempo que for necessário para experimentar, tenha sempre a sua disposição um banco, uma poltrona, cadeira ou qualquer coisa que sirva.

Pode ser aquele tipo de banco baú. Assim você aproveita o espaço para estoque de pequenas peças. 

como montar loja de roupas

Venda pequenos acessórios


É muito comum entrar em uma loja de roupas e encontrar diversos acessórios sendo vendidos. 

Aproveite o espaço para vender produtos que combinem com suas roupas como cintos, bonés, pulseiras, brincos e muito mais. No final do mês a venda desses pequenos acessórios pode fazer bastante diferença em sua conta do banco. 

Não economize na divulgação


Eu posso te dizer com toda a certeza que através da divulgação certa, sua vida como empreendedor pode mudar. 

Só comprar todo o material para montar loja de roupas não te dá garantia de que você vai ter uma loja de sucesso. Isso você so consegue quando junta todos esses esforços financeiros e físicos também ao grande poder que a divulgação tem. 

E não precisa de muito. Aquela que é feita de boca a boca já faz uma grande diferença e é por ela que você tem que começar. Procure conversar com vizinhos, amigos, familiares sobre o seu novo projeto. Venda seu peixe para quem você tem contato e aos poucos a notícia vai se espalhando. 

Abuse também das redes sociais. As mais usadas aqui no Brasil são gratuitas e você pode fazer um perfil com a cara da sua marca e se apresentar para todo o mundo.

E não esqueça de anotar o contato dos seus clientes para você enviar as novidades que vão chegando na sua loja. Dessa forma você vai garantir o retorno de diversos clientes. 

Leia também: Como começar a vender roupa com 300 reais?

Coloque essas dicas em prática!


Acredito que com essas dicas que acabei de te passar você vai conseguir montar sua loja de roupas sem ter muitos problemas. Faça um projeto de como você quer que fique o visual da sua loja e corra atrás desses móveis e acessórios que te falei acima. 

A partir daí é só organizar as roupas em seus expositores e abrir as portas para os seus clientes.

Eu espero ter te ajudado. Boa sorte e até a próxima!