Pouca gente conhece a pequena cidade de Ervália, que fica localizada no interior de Minas Gerais, mais precisamente na região da zona da mata mineira. Porém ela vem ganhando fama nos últimos anos por conta da produção de moda praia.
Esse é mais um detalhe interessante, porque o estado não possui praias e a mais próxima está a cerca de 300 km de Ervália. Mas nada disso impediu que os empresários locais investissem nesse setor e transformassem a pequena cidade em um polo de produção de moda praia.
Conheça mais sobre Ervália, a cidade das roupas de praia em Minas Gerais
Com apenas 20.255 habitantes, essa pequena cidade é conhecida pela sua tranquilidade e beleza natural. Para se ter uma referência de sua localização, uma cidade conhecida que fica próxima de Ervália é Viçosa, que é muito conhecida por conta da Universidade Federal de Viçosa.
Se tratando de Ervália, ela fica em uma região montanhosa, onde costuma ser cultivado cafés especiais.
No entanto, o que tem chamado atenção nos últimos anos é o seu destaque por conta da confecção de roupas de praia. Na cidade você encontra diversas fábricas que produzem biquínis, maiôs, sungas, saídas de praia, shorts de banho e acessórios.
Investir nesse setor deu tão certo que hoje ele é responsável por cerca de 60% da economia do município. Então embora a cidade seja pequena, a moda praia representa um nicho importante para a economia local, gerando empregos e atraindo atenção para o potencial da cidade no setor têxtil.
Vendas para outros estados
Com a crescente produção de moda praia e a inovação nesse setor, os fabricantes de Ervália vendem sua produção, principalmente, para as regiões Sudeste e Sul do Brasil.
Assim, eles contam com representantes comerciais em vários estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Paraná, onde vai distribuindo suas mercadorias. A produção é intensa e algumas fábricas produzem mais de 20 mil peças por mês.
Esse sucesso da cidade de Ervália é um exemplo de como cidades menores podem se especializar em áreas específicas da produção e ter uma relevância inesperada no mercado.