Promoções criativas para lojas de roupas: 5 modelos exclusivos para usar!

Descobrir a receita para criar promoções criativas para lojas de roupas é a única forma de ser competitivo em um mercado repleto de concorrência.

Nenhum estabelecimento se sustenta apenas esperando os clientes chegarem para comprar. Então, é fundamental planejar ações que levam vantagens ao consumidor, fazendo com que ele perceba valor na sua marca.

Pensando nisso, selecionei ótimas ideias de promoção que vão alavancar suas vendas!

5 modelos de promoções criativas para lojas de roupas

De aniversários ao dia dos namorados, do dia dos pais às festas de fim de ano, da troca de coleção à necessidade de fazer o estoque girar para “escoar” peças paradas, enfim, você é quem determina a objetividade da promoção.

1. A tradicional promoção com “descontos a longo prazo”

Quem não gosta de descontos ao fechar o carrinho de compras, não é mesmo? Isso porque todo cliente fica fascinado quando escuta a frase “quem quer cupons de descontos”?

Lembre-se: quanto mais dinâmica, especialmente com roupas femininas, melhores os resultados. Nesse caso, a ideia é oferecer cupons de desconto para resgatar na próxima compra, mas também aplicar quando achar melhor.

Além de incentivar a recorrência de vendas, fortalece a fidelização, pois, a promoção ou desconto é de longo prazo, ou seja, o cliente compra hoje e sabe que pelos próximos 30, 60 ou 90 dias, terá vantagens.

Por esse motivo, consegue perceber como há mais motivações para revisitar sua loja de roupas? Aliás, planeje intercalar a estratégia:

  • Para clientes novos: cupons de desconto na primeira compra.
  • Clientes que indicam outras pessoas: o consumidor que faz indicações, ganha descontos generosos.
  • Para clientes recorrentes: ofereça cartão fidelidade, no qual acumula pontos a cada compra, inteirando X compras, troca por brindes ou peças escolhidas.

2. Compre 1 e leve 2 peças

Isso pode fazer você pensar: “Ah, mas desse jeito eu vou ter prejuízos ao invés de ter lucro”!

Não necessariamente, pois não precisa colocar 2 peças novas necessariamente. Afinal de contas, a estratégia é unir peças de coleções passadas, ou seja, já com o valor deteriorado, a peças de coleções recentes.

Por consequência, aumenta-se o ticket da compra, já que a peça que sustenta a promoção tem um valor elevado, enquanto a segunda estava “empacada” no estoque.

Assim você aproveita uma das mais convidativas promoções, uma vez que ninguém resiste a uma plaquinha “compre 1 e leve 2”. Do mesmo modo, analise como variar as vantagens, da seguinte forma:

  • Na compra de 1 peça, a segunda sai com 50% de desconto.
  • Comprando 1 peça da nova coleção, o segundo produto cai 80% do valor original.

3. Promoção “quanto mais você compra, mais você ganha”

A famosa compra progressiva é um prato cheio para os clientes inclinados à compra por impulso. Ainda assim, quem normalmente valoriza comprar mais para obter mais vantagens, não resiste a tal ação promocional.

Contudo, não há um caminho único a seguir nessa estratégia, dado que tem de ser elaborada a partir do cenário atual da sua loja de roupas.

Vamos supor que você tenha uma arara somente com roupas femininas em promoção. Então, a atratividade parte dos seguintes passos:

  1. Somente nessa arara, todas as peças estão em promoção.
  2. E para cada compra você ganha um desconto na próxima peça.
  3. Comprando 1 peça da arara, a segunda terá um desconto de 15%.
  4. Já na terceira peça, o desconto cresce, e você paga 40% mais barato.
  5. Gostou mesmo? Então, na quarta peça você tem 90% de desconto!

Ah, vale lembrar que é fundamental oferecer facilidades no pagamento, sendo que falamos de compras com valores mais altos.

4. Estimulando o cliente a usar as redes sociais com seu feedback

Para que essa promoção funcione sua marca precisa ter redes sociais consolidadas. Estou falando de postagens de roupas no Instagram e de publicações no Facebook, meios cruciais para aumentar vendas.

Com isso em mente, as ações promocionais aqui estimulam o engajamento nas redes da sua marca.

Por exemplo, uma cliente ferrenha, que compra regularmente e está sempre na loja, ganha pontuações em Check-in no Facebook, ou quem sabe um pequeno desconto no “repost” do Instagram, onde potenciais clientes descobrem os produtos.

Quando a cliente atinge uma meta de pontuação, pode escolher entre descontos menores em peças mais valiosas ou brindes previamente definidos pela sua equipe, olha que sensacional!

Como resultado, o engajamento social nas redes aumenta, você amplia o público alcançado, aumenta as vendas e trabalha na fidelização.

DICA EXTRA: para ações no Instagram, elabore os melhores textos para o marketing da sua loja de roupas, pois é justamente isso que motiva!

5. Criatividade promocional para fazer o cliente ser parte da ação

promoções criativas para loja de roupas

Esse último modelo de promoção tem como objetivo reforçar a fidelização e relacionamento com clientes. Dito isso, a estratégia é tornar o cliente parte do processo evolutivo da loja.

Suponhamos que você está desenvolvendo uma nova linha de roupas. Nesse caso, traga o cliente para dentro da ação, onde ele pode sugerir, opinar e auxiliar na criação das novas peças.

O mesmo vale para a reformulação de vitrines e criação de slogans para sua marca. Incentive o consumidor a compartilhar tudo isso em meios digitais, e aí sim você pode inserir alguma promoção!

Não há restrições para criar promoção de roupas

De certa forma, você pode criar promoções semanais, desde que planeje bem, do contrário corre o risco de ter prejuízos. Uma dica de ouro para elaborar promoções recorrentes é ter parcerias sólidas com fornecedores.

Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de promoções criativas para lojas de roupas, não deixe de compartilhar e até a próxima!