Praticamente ninguém se importa muito na hora de escolher as cores de tintas para loja de roupas, pois não compreendem sua importância.
Contudo, a ciência das cores estuda o impacto que as cores exercem sobre nossas percepções e emoções. “Trocando em miúdos”, a escolha da cor certa pode estar associada parcialmente ao sucesso da sua loja, simples assim.
Então, se eu captei sua atenção, recomendo continuar a leitura das dicas sensacionais sobre a aplicação das cores certas. Vamos conferir?
Cores de tintas de para loja de roupas: o que considerar antes de escolher?
Quantas e quantas vezes já vi conhecidos e amigos pintarem suas lojas e fachadas de qualquer jeito. Aliás, a escolha da tinta se resumiu simplesmente ao gosto pessoal e na opinião de terceiros. Só que isso é realmente negativo.
Digo isso porque as cores atuam praticamente em nosso subconsciente. Então, na maioria das vezes nem sabemos de sua influência que nos cerca numa loja de roupa. É justamente por isso que você deve descobrir a representação de cada cor.
5 cores e tons claros para loja de roupas
A leveza na cor escolhida pode ajudar a ampliar a percepção de amplitude da sua loja. O branco, por exemplo, pode ser usado estrategicamente para passar a percepção de ser uma loja grande.
Por outro lado, manter um ambiente totalmente branco favorece a associação de espaço vazio e pouco apelativo. Veja os principais tipos de cores claras:
- Branco
- Bege
- Gelo
- Off-white
- Palha
DICA EXTRA: o interessante de “brincar” com as cores claras, é ser capaz de valorizar cores mais fortes em locais estratégicos. Além do mais, diferentes texturas conversam melhor com cores neutras, por isso, planeje bem!
5 cores e tons escuros para loja de roupas
Da mesma forma que tons claros suavizam, cores escuras têm o objetivo oposto, que é “quebrar” ambientes grandes demais. Inclusive, escolher as cores escuras mais apropriadas para sua loja requer planejamento e estudo.
Nesse caso, não adianta sair pintando uma parede de vermelho, outra de verde e deixar um pedaço em branco. “Ah, mas minha identidade visual é assim, cheia de cores”.
Certo, mas transferir isso diretamente para as paredes da loja sem uma prévia análise para incorporar corretamente é arriscado. Outras sensações provocadas por cores escuras são: sobriedade, maturidade e confiança. Veja os principais tons:
- Azul escuro
- Vermelho e suas nuances
- Roxo
- Grafite
- Preto
DICA EXTRA: sempre que optar por uma cor mais acentuada, é interessante do ponto de vista estratégico, mesclar com cores neutras. Um bom exemplo é o grafite, que combina com off-white e bege. Como resultado, você oferece aquela sensação de loja requintada!
Cores primárias (tons fortes)
Como cores fortes você pode compreender tons escuros como amarelo, laranja, verde, marrom, entre outras. Seu principal objetivo numa loja de roupas deve ser o de aprimorar a comunicação visual.
Porém, não no sentido de ser o destaque, mas sim ao combinar detalhes que compõem a decoração de forma geral. Afinal, você deve considerar que esse tipo de cor em excesso causa estresse visual nos clientes.
Por consequência, é mais provável afastar o consumidor do que o manter dentro da loja, comprando e gastando com você!
5 cores consideradas tons “pastéis”
Toda loja deveria ser composta por tons de pastéis, pois ajudam a transmitir uma sensação de calma e aconchego ao mesmo tempo.
Pense por um momento: você entra numa loja com tons de bege, misturados com detalhes coloridos e suavizados por cores neutras. Isso não dá uma sensação de serenidade?
Isso sem contar que quando falamos em tons pastéis, várias cores fazem parte, como:
- Rosa pastel
- Azul pastel
- Verde pastel
- Amarelo pastel
- Lilás pastel
Sendo assim, combinar estas cores com tons que trazem alegria e sensação de acolhimento é a melhor alternativa!
DICA EXTRA: harmonizar o off-white, que é quase um branco, com cinza claro e algum tom pastel sobressalente, cria um mix de sensações agradáveis e que casa perfeitamente com uma loja de roupas!
Cor ideal para pintar loja de roupas: qual é a cor que estimula a compra?
Agora que você viu sobre as cores de forma geral, que tal descobrir quais tons estimulam o consumidor a comprar? “Ah, mas não existe isso, existe?”. Sim, a isso damos o nome de psicologia das cores, onde cada tom nos estimula de formas únicas.
Segundo alguns estudos na área, existem 3 cores principais com grande capacidade para estimular o consumidor:
- Roxo
- Amarelo
- Laranja
Não é necessário combiná-las, mas incorporar essas cores transmitem sensações diferenciadas. Podemos destacar a energia positiva, tornando o visual da loja mais agradável e menos cansativo, além de favorecer a vitalidade do ambiente.
Entretanto, tenha cautela ao usá-las na paleta de cores ao separar o material para montar loja de roupas.
Isso porque como mencionei há pouco, ainda são tons fortes e devem ser utilizados com moderação. Nesse sentido, uma alternativa pode ser optar pelo tom pastel dessas cores!
Então devo pintar minha loja de roupas de qual cor?
Não que eu não queira ajudar, mas essa decisão pessoal deve ser tomada a partir de um extenso planejamento. Por exemplo, um bom ponto de partida é pensar em quais sentimentos você deseja transmitir aos clientes, tais como:
- Vermelho: cor que simboliza o amor, a paixão e a liquidação, ou seja, remete à promoção.
- Laranja: cria a sensação de energia e estímulo no ambiente.
- Amarelo: tons de amarelo favorecem a alegria do ambiente.
- Verde: simboliza a esperança e a liberdade.
- Azul: se você busca um ambiente tranquilo e confiante, o azul é ideal.
- Preto: simboliza o poder, elegância e status.
- Rosa: transmite uma sensação de ingenuidade e feminilidade.
Um dado importante: estudiosos consideram que a cor representa 85% da razão pela qual uma pessoa compra uma roupa/produto.
Portanto, considere o âmago da sua marca e o que pretende deixar de impressão nos consumidores.
Em seguida, fica mais simples encontrar as cores de tintas para loja de roupas que complementam a forma como decorar uma loja de roupas. A cor ideal, portanto, é aquela que fica na cabeça do cliente quando ele pensa na sua marca!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não esqueça de compartilhar com muitas pessoas, pois todo mundo pode se interessar pelo assunto. Até a próxima!