As formas de como decorar uma loja de roupas pequena influencia bastante em suas vendas, pois impacta na percepção dos clientes, atraindo-os ou não.
Justamente por isso que muitas pessoas ficam receosas no momento de criar o layout das araras, organizar mostruários, dispor móveis e decorar o espaço, e caso seja sua dúvida também, seus problemas acabam agora.
Afinal, separei dicas sensacionais para ajudar você a elaborar a melhor estratégia visual possível para sua loja, atraindo assim, mais e mais clientes. Vamos conferir?
Como decorar uma loja de roupas pequena: 4 passos para não errar
1. Procure valorizar o espaço disponível
Valorizar o espaço é o mesmo que olhar para cada canto, corredores e entrada, de forma a compreender como deve ser a disposição das coisas. Essa é uma etapa muito importante, pois garante que cada coisa ficará no seu lugar. Por sua vez, estude o posicionamento de elementos como:
- Quantidade e posição das araras.
- Espaço destinado aos balcões e mesas de demonstração de roupas.
- Estabelecer o local ideal de cada manequim para máxima visualização.
- Quantidade e localização dos expositores.
Portanto, a partir dessas informações você pode começar a pensar em como montar a decoração da sua loja de roupas.
2. A iluminação é indispensável para a decoração
O próximo passo é se atentar à iluminação da loja, que deve ser planejada para valorizar as roupas, expositores, manequins com novidades, poltronas e mesas decorativas. Aliás, a iluminação precisa acompanhar a paleta de cores escolhida e que combina com sua identidade visual.
Inclusive, atente-se aos “pontos cegos” para que a loja não tenha cantos escuros, favorecendo peças esquecidas ou pouco atrativas. Para consolidar tudo isso, pense em:
- Luminárias modernas e descoladas.
- Utilize “paletas” diferentes no layout das luzes.
- Invista em boas lâmpadas de Led, gerando economia e qualidade visual.
- Elabore um planejamento de iluminação que traga aconchego aos clientes.
3. Dê funcionalidade estética aos provadores
“Ah, mas os provadores não precisam de tanta atenção, já que as pessoas vão somente experimentar as roupas”.
É aí que você se engana, pois, um provador bem localizado, com um design diferenciado e cores que acompanham a decoração é uma verdadeira jogada de mestre para unificar a estratégia visual.
Sendo assim, avalie cortinas diferenciadas, texturas inovadoras – como o provador em madeira – com lindas banquetas e espaço suficiente para os clientes não se sentirem apertados!
DICA EXTRA: prefira ter menos provadores do que provadores apertados, pois influencia muito na experiência do cliente, especialmente em dias quentes!
4. Alinhe toda a disposição dos produtos com o posicionamento dos móveis
Nessa etapa, gostaria de frisar móveis como o balcão do caixa, estantes laterais de estoque de calça jeans, camisas, camisetas e outras peças que costumam ficar dobradas.
Por mais que o balcão seja algo sem muita importância em termos de decoração, torna-se um diferencial em sua composição.
Por exemplo, ao invés de colocar somente um balcão para recebimento, estude como combinar com uma área em que o cliente possa fazer um cadastro ou participar de um sorteio, tudo seguindo a linha da decoração.
Com isso você transforma seu espaço em um ambiente único, lindo e que a pessoa se sinta “abraçada” pelo cuidado na decoração!
Como tornar a loja mais atraente: ideias práticas para a melhor decoração
Aposte na decoração rústica para loja pequena
O estilo rústico tem voltado aos holofotes de lojas de roupas, pois é um estilo que evoca personalidade e uma sensação visual que combina com as roupas. Nesse universo temos diferentes tipos de rústico:
- Rústico chique.
- Rústico clássico.
- Estilo rústico industrial.
- Estilo rústico “raiz”.
- Decoração rústica estilo campo.
A ideia central do estilo rústico em geral, é trazer elementos do campo, texturas com imperfeições, superfícies e elementos desgastados, tudo voltado à natureza.
Nesse contexto, temos os tapetes com aspecto de usados, textura de couro desgastado, metais com “ferrugem” e uma iluminação caprichada. Veja os materiais e acabamentos que não podem faltar em sua decoração rústica:
- Pedras
- Vime
- Latão
- Linho
- Cerâmica
- Palha
- Couro
- Materiais naturais em geral
- Tijolos descascados
- Plantas
- Folhas
- Galhos
- Vigas envernizadas
- Paredes vivas
DICA EXTRA: nesse tipo de decoração, é fundamental trabalhar com uma iluminação quente. Por isso, em seu planejamento, considere a iluminação de 2700K a 3000K, pois valoriza toda a composição de roupas, móveis e acabamentos!
Planeje a decoração que destaque o produto
Você pode investir pesado nos melhores materiais e acabamentos para decorar sua loja. No entanto, você precisa da decoração que destaque o produto, do contrário tudo pode ser em vão.
Sendo assim, a estratégia é criar pontos de destaque, que são áreas específicas da sua loja em que promove coleções e peças especiais.
Aliás, é também uma forma de criar pontos de interesse ao longo do layout da loja. Temos, portanto, a iluminação como protagonista para converter mais vendas.
Afinal, toda peça que o cliente toca, é uma possibilidade de que ele experimente. Caso ele leve para o provador, as chances de comprar duplicam. Entre os principais pontos de destaque, temos:
- Mesas
- Ilhas
- Parte de uma parede com as novidades.
- Colunas
- Pilares
Diante disso, planeje criar pontos de destaque do meio para o fundo da loja, ou seja, direcionando o cliente ao provador.
Como decoração, pense em temas específicos, como promoção criativa para o dia das mães, dia dos pais e alinhe os itens decorativos de acordo com esse tema. Em contrapartida, veja algumas possibilidades:
- Decoração casual: cordas e madeira pinus deixam o ambiente despojado.
- Decoração sofisticada: tons como o dourado, preto e mármore passam a sensação de sofisticação.
- Materiais: plantas, vasos, quadros, moldura, frases, adesivos, mesinhas são ideais para decorar um espaço de destaque.
DICA EXTRA: a decoração feita para valorizar e dar destaque às roupas através de pontos de destaque, são especialmente vantajosas para lojas pequenas e sem vitrine!
Veja como decorar uma lojinha com pouco dinheiro
Verdade seja dita, não é sempre que dispomos de grandes orçamentos para decorar a loja de roupas, não é mesmo? Diante disso, separei sugestões básicas, mas que valorizam seu espaço, geram economia e atraem curiosidade:
- Considere o espaço: conhecer em detalhes seu espaço ajuda a comprar apenas o necessário.
- Procure fontes de inspiração: no YouTube é possível acompanhar os principais canais de decoração, inclusive para pequenas lojas.
- Na decoração rústica: uma alternativa é visitar brechós de móveis usados, pois é possível encontrar opções rústicas e mais em conta.
- Reciclar é sempre uma opção: se o dinheiro está curto, utilize pallets de madeira para fazer mesas, sobrepor balcões, criar sofás acolchoados e expositores verticais, criando pontos de destaque.
Apesar de agora você ter muitas dicas, soluções e estratégias eficazes, tenha sempre em mente: as ações direcionadas em como decorar uma loja de roupas pequena devem ser executadas sempre com o objetivo de diferenciar seu negócio, para que não seja apenas mais uma lojinha!
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas, não deixe de compartilhar para ajudar as pessoas com as mais belas decorações. Até a próxima!