Todo empreendedor que trabalha com confecções precisa saber como etiquetar roupas para vender, para ter organização e controle de estoque.
Com isso, estamos falando de um processo muito importante e que você deve saber em detalhes, de modo a fazer isso com eficiência e com personalização.
Portanto, acompanhe as dicas sensacionais que juntei para ajudar você a tirar essa tarefa de letra. Vamos lá!
Afinal, como etiquetar roupas para vender?
O primeiro ponto a ser esclarecido, é que quando falamos em etiquetar roupas, nos referimos às “tags” que acompanham as peças, trazendo informações como preço, tamanho e demais orientações.
Há certa confusão com a etiqueta que vem costurada às roupas, que é onde estão as informações de composição dos materiais, informações do fabricante e instruções de lavagem.
Na maioria dos casos, o negócio trabalha com roupas para revender, ou seja, esse tipo de etiqueta já vem na peça.
E o que eu preciso ter para etiquetar roupas?
Dito isso, para etiquetar as roupas, com informações próprias, você precisará de 3 coisas simples:
- Tags para roupas para aplicador (pino plástico que segura a etiqueta).
- Etiquetador ou aplicador manual próprio para tags (muito parecido com pistola de cola quente).
- Etiquetas com campos suficientes para adicionar informações (o modelo mais simples já resolve).
As tags plásticas e o aplicador podem ser encontrados em papelaria. Até mesmo as etiquetas são prováveis de encontrar no mesmo lugar.
Caso você não encontre etiquetas, a alternativa é visitar alguma gráfica, pois lá você encomenda etiquetas no material que preferir e ainda escolhe as informações que constarão na etiqueta.
Passo a passo da aplicação da etiqueta
- Primeira coisa, o pino plástico vem em um “cartucho”, ou seja, todos juntos e enfileirados.
- Todo etiquetador manual possui uma abertura na parte superior, muito parecida com uma “cruz”.
- Você deve encaixar a extremidade menor do pino nessa abertura, até ouvir um clique.
- Em seguida, posicione a etiqueta na “agulha” de aplicação do etiquetador.
- Aqui tem um ponto importante: local da aplicação da etiqueta.
- Prefira perfurar partes próximas à costuras, para não fazer buracos na roupa.
- Por fim, pressione o etiquetador até transpassar o pino plástico e a etiqueta.
- Está pronta sua peça e devidamente etiquetada.
DICA EXTRA: já vi pessoas cometerem o pecado de preencher as etiquetas depois de perfurada, não faça isso, pois corre o risco de a caneta estourar e vazar nas peças, ou borrar a tinta e perder aquela roupa!
Como manter o processo de etiquetagem organizado?
A etiquetagem é apenas parte do processo, já que por trás dessa demanda, existe a necessidade de manter uma organização impecável.
Para isso, crie um inventário, pode ser em caderno, de todas as peças da loja, principalmente dos novos recebimentos. Reúna informações como:
- Modelo
- Quantidade em estoque
- Disponibilidade de cores das peças
- Preço de custo
- Valor de venda
Por consequência, se torna viável criar códigos específicos para cada roupa, que é justamente onde você mantém um estoque controlado, sabendo o que tem disponível, o que precisa comprar e, sobretudo, o que é necessário “desencalhar”.
Sabe aquela postagem de promoção no Instagram que rende boa saída de peças de coleções passadas? Então, somente quem se organiza, lucra com ações promocionais!
Quais roupas devo etiquetar?
Pensa comigo: se você não colocar etiqueta, a probabilidade de o cliente ficar perdido, sem saber o tamanho, preço e descontos, aumenta exponencialmente.
Como resultado, os atendentes ficam sobrecarregados, pois serão solicitados a toda hora. Dessa forma, o ideal é etiquetar todas as roupas, que podem ser:
- Camisetas
- Camisas
- Biquínis
- Vestidos
- Calças
- Moda íntima
- Saias
- Jeans
Portanto, tudo disponível precisa ser etiquetado. Por conseguinte, o cliente fica satisfeito, a gestão da loja de roupas fica mais simples, o balanço financeiro se torna eficiente e dificilmente você toma prejuízo!
Pode vender roupas sem etiqueta?
Você pode vender roupas sem a Tag de identificação da sua loja, por mais que não seja recomendado.
Agora, a etiqueta de identificação costurada, contendo a composição do material, informações do fabricante, cuidados de lavagem, identificação fiscal, país de origem e tamanho da peça, é obrigatória.
Inclusive, caso você venda roupas sem essa etiqueta, está infringindo a lei e pode responder judicialmente. “Ah, mas a fabricação é própria e não tenho CNPJ aberto, como fazer”?
Bom, a saída é criar um cadastro MEI (Microempreendedor Individual), assim você coloca as informações relacionadas ao cadastro.
Etiqueta personalizada para sua loja: importância e 4 dicas para diferenciar
Para quem está começando, a etiqueta comprada em papelarias ajuda, uma vez que facilita o trabalho. Contudo, chega um momento em que é fundamental se diferenciar da concorrência.
Então, a estratégia de marca e de vendas não está completa quando você tem um produto de qualidade, uma roupa diferenciada e preço justo, mas peca na etapa de colocar sua identidade na etiqueta.
Além de demonstrar profissionalismo, cuidado e atenção ao negócio, o cliente percebe que você vai além no mercado, simplesmente por aliar uma arte diferente, logomarca bem trabalhada, entre outros. Em vista disso, veja dicas para mais resultados:
- Crie uma identidade visual para as tags.
- De um lado da tag será o nome, cor e logomarca.
- Já nas informações: inclua condições de troca, nome da loja nas redes sociais como @suamarca, preço, referência de estoque, tamanho, endereço e uma mensagem de impacto.
- Escolha um material de qualidade, que não borre ou solte tinta nas roupas.
Espero muito que tenha gostado das minhas dicas de como etiquetar roupas para vender, não esqueça de compartilhar e até a próxima!