O primeiro passo para ser revendedora de roupas é definir o tipo de roupa que deseja revender. Depois é necessário escolher uma forma de revenda e por fim procurar fornecedores que vendem no atacado.
Na verdade, essa é a explicação básica. Porque existem diversas outras etapas que você precisa analisar antes de se tornar uma revendedora ou revendedor de roupas. A seguir eu vou falar sobre cada uma delas:
Como ser revendedora de roupas e começar ganhar dinheiro?
Muitas mulheres querem ser revendedoras de roupas, pois trata-se de um negócio interessante e lucrativo. No entanto, para iniciar na área é preciso ter em mente uma série de coisas que podem fazer com que você dê certo ou não nesse tipo de revenda.
Veja alguns detalhes para analisar antes de se tornar uma revendedora de roupas:
- Gostar da área: Muita gente quer virar revendedora de roupas por conta do dinheiro que pode ganhar. Mas esse é um erro. Se você não gostar realmente desse segmento, não vai conseguir se manter.
- Entender sobre as roupas: Quando estamos começando a gente não entende tudo sobre um negócio. Mas pelo menos o básico você precisa entender sobre as roupas. Como numeração, tendências, tipo de tecido e outros detalhes do tipo.
- Lidar com clientes: Se você não tiver capacidade para lidar com clientes, talvez revender roupas não seja um bom negócio para você. Porque é preciso saber lidar com pessoas, saber cobrar, negociar e ter carisma para ganhar o cliente.
- Fornecedores: Achar o fornecedor certo não é tarefa fácil e para ser uma revendedora de sucesso você precisa primeiramente garimpar os fornecedores até achar um que seja de confiança e tenha as peças que você precisa.
- Divulgação: Não adianta você ter as melhores roupas do mercado se ninguém souber disso. Portanto, o segredo para ser uma boa vendedora de roupas é a divulgação. Principalmente usando o Instagram com boas fotos e vídeos.
- Gestão do negócio: Muita gente erra nessa questão, pois de acordo começa ganhar dinheiro vai gastando com outras coisas. Mas o que você precisa é reinvestir no seu negócio de roupas para crescer e trazer mais novidades. Assim você se torna uma revendedora de destaque.
6 Dicas para iniciar como revendedora de roupas
Não existe uma regra de como ser revendedora de roupas, mas existem alguns passos que você precisa analisar para ter mais chances de sucesso na área.
Eu vou destacar aqui cada um deles para que você possa se organizar e planejar antes de começar na revenda de roupas:
1. Escolha os tipos de roupas para revender
Essa é uma das coisas mais importantes para quem vai iniciar como revendedora de roupas. Afinal, é nesse momento que você deve analisar se quer atingir um público bem geral ou se quer focar em um público específico que busca um tipo de roupa em questão.
Com certeza você já viu revendedoras que trabalham com roupas femininas, masculinas e infantis. E já deve ter visto também revendedoras que focam apenas em roupas femininas, por exemplo. Essas são formas de segmentar e começar trabalhar.
Mas existem também revendedoras que vão além e segmentam ainda mais. Vou te dar outro exemplo: Você já viu alguém que vende apenas roupas íntimas femininas? Esse é um tipo de segmentação muito feita atualmente, que é focar em um nicho muito específico dentro do mercado de roupas.
2. Defina como irá revender as peças
Se você quer saber como ser revendedora de roupas, saiba que esse passo também é muito importante. Porque é fundamental ter essa clareza desde o começo a respeito da forma como irá atuar.
Eu cansei de ver pessoas que compram roupas para revender, mas só depois percebem que elas não fazem a menor ideia de como irá revender aquelas peças. Então por isso defina tudo antes de começar.
Escolha, por exemplo, se você vai montar uma loja de roupas, se vai revender de porta em porta, abrir uma lojinha no Instagram ou mesmo repassar para outros revendedores menores.
3. Procure fornecedores de roupas
Após ter tudo definido, você deve começar sua pesquisa em busca dos fornecedores que possam lhe atender. Então dedique um tempo analisando, porque existem muitos fornecedores de roupas para sacoleiras, lojistas e revendedores em geral.
Eles fornecem as peças com preço de atacado, o que proporciona um bom lucro para o revendedor. Mas é preciso pesquisar para achar bons fornecedores.
Se você tiver a oportunidade de ir pessoalmente até um dos grandes polos de moda, como em Goiânia ou no Brás, por exemplo, poderá comprar facilmente suas peças. Porém hoje em dia é possível comprar pela internet também.
4. Compre poucas unidades de roupas
Essa é uma dica muito importante para quem está começando como revendedora de roupas: nunca compre muitas peças de vez. Isso porque você não sabe se o fornecedor é bom, se as peças são boas, se o preço está legal para ter lucro e uma série de coisas.
Por isso, comece comprando poucas peças em cada fornecedor. Tipo, apenas a quantidade mínima exigida por ele para a peça sair com preço de atacado (a maioria dos fornecedores é 10 peças). Assim você consegue gastar pouco e testar as peças para ver se vendem.
5. Torne-se uma revendedora de roupas conhecida
Não importa se você vai abrir uma loja ou vai trabalhar como sacoleira. O mais importante é a divulgação para se tornar conhecida na área. Isso vai potencializar suas vendas de uma forma absurda.
Portanto, comece usando o boca a boca para divulgar para as pessoas mais próximas. Em seguida use e abuse do Instagram para divulgar suas peças. Capriche nas fotos e vídeos, porque isso vai fazer uma diferença enorme para seu negócio.
Hoje o Instagram é a principal ferramenta de vendas para a maioria das revendedoras de roupas. Então você precisa usar.
6. Traga sempre novidades em roupas para os clientes
O mercado de roupas é um dos que mais crescem e sempre tem novidades surgindo. Por conta disso, você precisa ficar sempre atenta para oferecer aos seus clientes as peças que estão em alta.
Essa é uma vantagem de comprar roupas para revender direto da fábrica, porque assim você tem acesso a essas novidades assim que os fabricantes lançam.
Afinal, quando surge uma peça nova ou um modelo diferente, a tendência é que a procura seja muito grande por parte dos clientes. Se você tiver esse tipo de peça, com certeza vai ter um “boom” de vendas muito forte.
Qual é o lucro de quem vende roupas?
Geralmente o lucro bruto de uma revendedora de roupas autônoma é de até 100% em cada peça vendida. Portanto, se você comprar uma roupa por R$ 20 Reais, irá revender por R$ 40 Reais. Mas algumas pessoas trabalham com uma margem menor.
Principalmente no começo é ideal começar com preços mais baixos para chamar atenção das pessoas. Então você pode diminuir sua margem para ganhar no volume de vendas.
Onde as revendedoras de roupas compram suas peças?
As revendedoras de roupas costumam comprar suas peças nos grandes polos de confecção. Alguns exemplos são: O Brás, Goiânia, Santa Cruz do Capibaribe e Fortaleza. Mas existem vários outros lugares que possuem muitos fabricantes para atender as revendedoras.
Se você está começando agora, a minha dica é que compre em algum desses polos mais conhecidos. Porque você terá acesso a uma quantidade maior de fornecedores e a preços mais acessíveis.
No entanto, pode ser que aí mesmo perto da sua cidade tenha algum fabricante ou alguma cidade que seja forte na confecção de roupas e que você consiga comprar futuramente. Então fique sempre de olho nisso!
Ser revendedora de roupas baratas ou caras?
Para ser uma revendedora de roupas baratas é muito fácil. Pois nos principais polos de moda você encontra muitas peças com preços baixos para comprar no atacado. Além disso, o público que compra roupas baratas é muito grande e você não precisa de muitos investimentos para atender esse pessoal.
Por isso a maioria das revendedoras de roupas autônomas costumam focar nesse público. São pessoas que compram mais roupas básicas, como blusas, bermudas, calças mais baratas, peças íntimas, vestidos básicos e outras peças do tipo.
Já quem deseja ser revendedora de roupas caras, precisa logo de início montar uma estrutura muito boa. Afinal, o público que compra roupas caras é mais exigente e você precisa ter uma loja bem chamativa.
Além disso, você precisa trabalhar com fornecedores de marcas mais sofisticadas no mercado. O que também vai exigir um investimento muito maior. Então é um perfil totalmente diferente e são modelos de negócios bem distintos.
Vale a pena ser revendedora de roupas atualmente?
Se você chegou até aqui querendo saber como ser revendedora de roupas, acho que eu consegui lhe explicar de uma forma bem completa o que precisa para iniciar na área. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas se vale a pena ou não.
A resposta é SIM! Vale a pena ser revendedora de roupas atualmente, pois esse é um ramo que nunca para e proporciona bons lucros. Principalmente se você focar em um nicho específico e se tornar referência nessa área em sua cidade.
Aqui onde eu moro, por exemplo, é uma cidade com cerca de 80 mil habitantes e até pouco tempo atrás não tinha nenhuma loja específica de moda praia que tivesse uma grande variedade de peças. Então uma mulher decidiu abrir uma lojinha só focada em roupas de praia femininas.
O sucesso foi absurdo! Ainda mais porque ela usa bastante as redes sociais para divulgar as peças e ter uma maior proximidade com as pessoas. Isso fez com que ela fosse vista como referência na área quando as pessoas pensam em comprar roupas de praia.
Conheço também várias revendedoras que trabalham como sacoleiras de porta em porta. Isso é algo que ainda funciona, então existe mercado sim para quem deseja empreender no mercado de roupas.
Espero que tenha gostado das dicas de como ser uma revendedora de roupas, desejo muito sucesso desde já e continue acompanhando as dicas aqui no site!
Esperança Isaac Guilherme Antonio diz
gostaria muito de iniciar um negocio como revendedora de roupas importadas
Roupas importadas diz
Tudo o que você precisa para começar é disposição, porque hoje tudo está muito mais fácil. Você pode aprender o método de importação das roupas através de um curso ou mesmo pelo Youtube e assim começar comprar as peças desejadas para revender.
Não existem mistérios e mesmo que você tenha pouco dinheiro é possível começar, então você poderá ler outros artigos aqui no site que eu mostro dicas de como fazer tudo isso.
Abraços!
ESTOU MUITO AFIM DE ENTRAR NESTE MERCADO DE TRABALHO.
Olá Elenice
Esse é um mercado que vem crescendo muito e vale a pena investir!
Abraços e sucesso!